Criandomurocomponentes
Os componentes da parede definem as seções que compõem uma parede padrão. Por exemplo, para indicar que uma parede é composta de pernos, drywall interno, revestimento externo e, em seguida, um material de revestimento, defina um componente para cada um desses itens para ilustrar sua localização. Os componentes da parede podem ser deslocados na parte superior ou inferior da parede, restringidos individualmente em relação à parede, à camada ou, para usuários do Vectorworks Architect, aos níveis do andar. Os componentes podem ser texturizados, criando vistas de seção realistas e vistas renderizadas, bem como estimativas precisas do material da parede. Se um recurso material é usado para definir um componente, o material normalmente fornece o preenchimento, a textura, os atributos físicos e as informações de construção necessárias para desenhos, apresentações e relatórios. A área e o volume dos componentes da parede podem ser calculados em planilhas; VejoFunções de planilha.
A espessura total de uma parede é igual à soma de seus componentes. O preenchimento do componente e o estilo do traço são exibidos apenas na vista Topo/Planta (exceto para as viewports de seção).
Nos produtos Vectorworks Architect e Landmark, componentes da parede pode ser atribuído a uma classe; isso permite máxima flexibilidade uma vez que as classes de componentes podem ser mostrados ou escondidos em separado a partir da classe parede. Quando um componente está em uma classe invisível, o seu preenchimento e linhas estarão ocultas. Componentes invisível no interior e exterior de uma parede provocam ajustes no preenchimento e nas linhas da parede apenas nos componentes visíveis, fazendo parecer que a parede está mais fina do que a sua largura real. Isso permite que as paredes possam mostrar apenas os seus componentes estruturais, por exemplo. Se todos os componentes estão invisíveis, a parede exibe em sua espessura total, sem componentes. Defina as paredes para exibir apenas os componentes visíveis da paleta Informações do objeto (consultePropriedades da parede).
A preferência Ocultar Detalhes podem ser usados para esconder componentes da parede baseado em escala (requer Vectorworks Design Series); VejoEscondendo componentes da parede.
Use a ferramenta Conta Gotas para copiar as configurações dos componentes da parede de uma parede para outra (veja Transferindo Atributos).
As paredes cortinas não possuem componentes.
Para definir um componente de parede:
Faça um dos seguintes:
Para definir um componente enquanto uma parede ou estilo de parede está sendo criado, abra a guia Definição da caixa de diálogo Preferências de parede (consulteDesenho de paredes).
Para definir ou editar componentes de parede para uma parede não estilizada existente, ou para editar as alturas superior e inferior dos componentes para paredes estilizadas, selecione a parede e cliqueComponentesna paleta Informações do objeto para abrir a caixa de diálogo Componentes da parede.
Para obter uma descrição dos parâmetros na caixa de diálogo Preferências de parede ou na caixa de diálogo Componentes de parede, consultePadrão preferências de parede.
Abaixo deComponenteslista, cliqueNovopara criar um novo componente ou selecionar um componente para editar e clicarEditar.
A janela de diálogo Ajustes de Componente de Parede é aberta. Especifique a espessura, nome e parâmetros do componente.
Clique para exibir/ocultar parâmetrosClique para exibir/ocultar parâmetros
Parâmetro |
Descrição |
Definições |
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Nome |
Forneça um nome para o componente, que é exibido na lista Componentes na janela de diálogo Preferências da Parede |
Função |
Especifica uma função para o componente, a ser incluída nas exportações IFC |
Classe |
Para controlar a aparência e visibilidade, selecione uma classe para cada parte da lista de classes presentes no desenho, ou crie uma nova classe. Selecione <Classe do Objeto> para colocar os atributos do componente na mesma classe como o objeto parede. As texturas de classe de componente de parede são definidas no painel Texturas da caixa de diálogo Editar classe(s) (veja Conceito: Aplicando texturas por aula). |
Usar material |
Usa um recurso material para o componente; selecione um material no Seletor de recursos. oLambda,Preencher, eTexturaas configurações são definidas para as configurações do material, e oLambdaePreencher os parâmetros estão desabilitados. |
Lambda |
Indica o valor lambda para o componente da parede. O valor lambda participa dos parâmetros de cálculo da análise de energia para o componente da parede. O Vectorworks Architect é necessário para realizar uma análise de energia; no entanto, parâmetros relacionados à energia podem ser especificados aqui para fins informativos. |
Procurar |
Abre a janela de diálogo Procurar Valor Lambda, para especificar o valor lambda. O valor pode ser calculado com base no valor-U ou no valor-R e na espessura do componente; o valor calculado é exibido. Como alternativa, são fornecidos valores lambda para materiais componentes típicos; selecione o material do componente com seu valor lambda predefinido. Filtre a lista exibida digitando um termo de filtro; clique em Editar Lista para inserir o valor manualmente. |
Espessura |
Especifica a espessura do componente ; a espessura de uma parede é a soma de seus componentes. Um componente deve ter uma espessura maior que 0. |
Topo do Componente |
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Relativo à Parede |
Define o topo do componente em relação à parte superior da parede |
Relativo ao andar (Requer Architect para definir os níveis de andar) |
Selecione a referência vertical que determina a parte superior do componente na lista Referência Topo. O valor de Layer Wall Height ou Layer Elevation é definido pela camada de projeto (consulte Setting design layer properties). Opções adicionais são disponíveis para o Vectorworks Architect. O topo da parede pode ser referenciado por um dos níveis do andar definido tanto para o andar da parede como para o andar acima. Selecione o nível na lista Referência Topo. Definindo a Ref. do Topo da parede para um tipo de nível, se a elevação do andar associado mudar, a altura da parede irá mudar automaticamente para acompanhar. |
Desloc. Topo |
Especifica uma distância de deslocamento adicional para o componente da parte superior da parede |
Acompanhar Vértices do Topo |
O componente segue os vértices da parede no topo da parede |
Base do Componente |
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Relativo à Parede |
Define a base do componente em relação à parte inferior da parede |
Relativo ao andar (Requer Architect para definir os níveis de andar) |
Selecione a referência vertical que determina a parte inferior do componente na lista Referência da Base. Elevação da Camada é a única opção disponível a menos que o Vectorworks Architect esta instalado. Opções adicionais são disponíveis para o Vectorworks Architect. A base da parede pode ser referenciada por um dos níveis do andar definido tanto para o andar da parede como para o andar abaixo. Definindo a Ref. da Base da parede para um tipo de nível, se a elevação do andar associado mudar, a altura da parede irá mudar automaticamente para acompanhar. |
Desloc. Base |
Especifica uma distância de deslocamento adicional para o componente a partir da parte inferior da parede |
Acompanhar Vértices da Base |
O componente segue os vértices da parede na parte inferior da parede |
Sempre Auto-Juntar em Modo Junção Fechada |
Quando selecionado, os componentes das paredes unidas automaticamente são sempre unidos em uma configuração limitada, mesmo que os componentes tenham o mesmo preenchimento. Quando desmarcada, os componentes das paredes unidas automaticamente são unidos em uma configuração em esquadria, se tiverem o mesmo preenchimento, e em uma configuração limitada, se não tiverem. |
Pontos de Atração Prioritária |
Define a localização de quaisquer pontos de atração prioritária para o componente. Um ponto de atração prioritária tem prioridade sobre outros pontos de atração ao objeto; adicione pontos de atração prioritária nas laterais dos componentes onde a atração de prioridade é desejável. Por exemplo, ao dimensionar paredes, você pode colocar facilmente a linha de testemunha da dimensão no lado esquerdo de um componente específico. VerConceito: Indicadores de Atração. |
Lado Esquerdo do Componente/Lado Direito do Componente |
Selecione a opção para ativar um local do ponto de atração prioritária em ambos os lados ou nos dois lados do componente |
Preenchimento |
Especifica a aparência do componente nas vistas de seção. Se o componente usar um material, o preenchimento será definido como o preenchimento do material e os controles serão desativados. Selecione um estilo de preenchimento ou Estilo da Classe para definir os atributos de preenchimento por classe. Dependendo do Estilo selecionado, selecione uma cor, padrão ou recurso (hachura, imagem, gradiente, mosaico). Use um preenchimento de mosaico com Encaixar em Paredes selecionado para representar o preenchimento de isolamento. VerDefinindo e editandomosaicos. |
Textura |
Aplica a textura selecionada ao componente. Se o componente usar um material, a textura é inicialmente definida para a textura do material, mas isso pode ser substituído. Textura da Classe define o componente para usar a textura especificada pela classe do componente ; VejoConceito: Aplicando texturas por aula. Se Textura for escolhida, essa configuração substituirá a textura da classe de objeto; selecione uma textura no Seletor de recursos. A guia Renderização da paleta Informações do objeto possui controles de texturização adicionais para objetos existentes; VejoGerenciando texturas de objetos a partir da paleta Informações do objeto eTexturas em objetos com componentes. As texturas aplicadas da paleta Informações do objeto substituem as texturas definidas aqui, a menos que a textura seja definida por estilo. |
Traço Esquerda/Traço Direita |
Selecione um estilo de traço ou Estilo da Classe para definir os atributos da traço por classe. Dependendo do Estilo selecionado, selecione um recurso de cor, padrão ou tipo de linha. |
Espessura |
Selecione a espessura da linha; para usar uma espessura personalizada, selecione Definir espessura na lista de espessura de linha (veja Atributos de Estilos de Linha) |
Definir Todos os Atributos pela Classe |
Define todos os atributos de preenchimento, traço e textura por classe, exceto aqueles que vêm de um material |
Desativar Atributos pela Classe |
Remove todas as configurações de classe para atributos de preenchimento, traço e textura; não afeta as definições de materiais com atributos definidos por classe |
Depois de clicarOK, as paredesEspessura Geralo valor muda para refletir as mudanças nos componentes. Conforme os componentes são definidos, eles são exibidos na visualização. Clique e arraste um componente na coluna # para alterar sua ordem.